Tanzânia
O capim-tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia-1) é uma alternativa para áreas de solo com maior fertilidade, permitindo ao produtor diversificar as espécies presentes na fazenda. Com isso, os recursos naturais, principalmente o solo, podem ser utilizados de acordo com sua potencialidade, permitindo diferentes estratégias de manejo do rebanho e reduzindo o risco como resultado da diversificação de pastagens.
Esta cultivar contribui para: a) diversificar as espécies de capins disponíveis para a intensificação da produção de carne; b) substituir a braquiária em processo de degradação. Aapresenta resistência à cigarrinha-das-pastagens e maior produção foliar com maior ganho de peso pelo gado.
A cultivar Tanzânia-1 substituiu primordialmente o capim-colonião apresentando maior facilidade de manejo em função do menor porte, produção de carne por área 30% superior, produção foliar 60% maior, superioridade de 30% a 40% na produção de sementes e maior resistência à cigarrinha-das-pastagens.
Descrição
Nome científico: Panicum maximum cv. Tanzânia
Família: Gramíneas
Ciclo vegetativo: Perene
Forma de crescimento: Touceira
Adaptação
Tipo de solo: Fértil / Bem drenado
Altitude: Até Até 1.500 m
Precipitação anual: Acima de 1.000 mm
Tolerância
Seca: Boa
Frio: Boa
Umidade: Baixa
Cigarrinha: Boa
Sombreamento: Média
Produção
Matéria seca ha/ano: 20 - 26 t
Proteína bruta na M. S.: 10 - 16%
Palatabilidade: Ótima
Utilização/Manejo
Tempo de formação: 90 - 120 dias
Primeiro pastoreio: 90 dias (gado jovem)
Altura do corte: 40 cm - retirar os animais
Incorporação: Não
Quem ganha com isso
Os principais beneficiários são os pecuaristas, com incrementos na produtividade e possibilidade de maior diversificação das pastagens. As empresas que comercializam sementes também são beneficiadas, pois podem oferecer produtos diversificados. As empresas que vendem fertilizantes tendem a comercializar mais produtos, já que esta forrageira requer maior nível de fertilidade para expressar seu potencial produtivo. A cultivar Tanzânia-1 tem sido utilizada pelos produtores no sistema de integração lavoura/pecuária. Na pecuária de leite, vem sendo usada para substituir o capim-elefante.
Abrangência geográfica
AC, PA, RO, TO, GO, MS, MT, MG, SP, RS, SC e PR.
Benefícios econômicos e sociais
Para o ano de 2015, os benefícios resultantes do capim-tanzânia alcançaram em torno de 757 milhões de reais. Esta forrageira vem sendo utilizada como uma alternativa ao capim-colonião, forrageira do gênero Panicum tradicionalmente cultivada em solos mais férteis, bem como passou a ser usada como substituta da braquiária decumbens em processo de degradação.
A área cultivada com o capim-Tanzânia teve um leve decréscimo nos últimos anos, devido a problemas com o fungo Bipolaris maydis, o que resultou em mudança na preferência dos produtores por cultivares como Mombaça e Zuri. Por outro lado, é possível que esteja subestimada a real contribuição desta tecnologia, visto que existem falhas de registro decorrentes da alta informalidade no setor produtor de sementes (estimada entre 30 e 45%). Além disso, o benefício computado refere-se exclusivamente à pecuária de corte. Sabe-se, no entanto, que outras atividades, como a produção de leite, são beneficiadas pelo capim-tanzânia.
O impacto social do Panicum maximum cv. Tanzânia-1 tem se dado em diferentes elos da cadeia produtiva. Do lado da produção, esta cultivar tem representado uma importante tecnologia adotada por pequenos e médios pecuaristas de leite, especialmente em substituição ao capim elefante. Na pecuária de corte, por ser usado em sistemas mais intensivos de produção, aumenta indiretamente a demanda por mão-de-obra. Do lado da indústria, este capim, somado ao Mombaça e ao Marandu, causou um forte impacto no segmento de produção de sementes e no de máquinas e equipamentos voltadas para este ramo da agropecuária. É relevante a contribuição desta tecnologia para a geração de emprego e renda e para a melhoria da gestão e capacitação dos atores envolvidos na pecuária de corte.
Área de Atuação
A Sementes Schmitz é destaque por oferecer sementes de pastagem nos pricipais pontos do Brasil, com representantes da sementes de pastagem nas cidades de Patos De Minas, Coração De Jesus, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Jaíba, Janaúba, Montes Claros, Ubaí, Icaraí De Minas, Vitória Da Conquista (Ba), Ponto Chique, Jequitaí, Pirapora, Unaí, Riachinho, Olhos D'água, Itamarandiba, Capelinha, Brasília De Minas, Sete Lagoas, Curvelo, Codisburgo, Abaeté, Paraopebas, Pompéu, Conselheiro Lafaete, Viçosa, Ervalha, Alvinópolis, Salinas, Vargem Grande, Serro, Francisco Badaró, São Francisco, Urucuia, Dom Bosco, Januária, Bonito De Minas,Itacarambi, Manga, Montalvânia, Mortugaba (Ba), Caculé, Caetité, Guanambi, Brumado, Bom Jesus Da Lapa, Aracaju, Lagarto, Feira De Santana, Ribeira Do Pombal, Arapiraca, Palmeira Dos Índios, Maceio, Recife, Caruaru, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Fortaleza, Patos, Teresina, Balsas, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Marabá, Paragominas, Dom Eliseu, Rondon Do Pará, Belém, Santarém, Xinguara, Redenção, São Felix Do Xingu, Altamira, Conceição Do Araguaia, Jacaundá, Tailândia, Porto Nacional, Paraiso Do Tocantins, Gurupi, Araguaina E Colinas.